Ode à Ana Rosa

Para falar de um ser tão extraodinário como Ana Rosa, recorrerei às palavras de outro extraodinário, Luiz Vaz de Camões, que proclamaram que " Tudo vale a pena, se alma não é pequena". A que se referia o poeta, se não à valorização incondicional da vida, principalmente, quanto este se aventura a realizar o era até então impossível? E o impossível não é o bem comum?
Nos dias de hoje, as almas tornaram-se ainda mais suscetíveis a "pequenices". A única salvação de um viver mesquinho, caso se deseje uma, é possuir ideais humanistas, coletivos e audaciosos: Ana rosa os tinhas todos. Sua alma era do tipo raro e grandioso.
Nós consideramos ser demasiado curto o tempo que nos é dado para concretizar esses ideais e para vê-los dar os frutos que esperamos. E o axioma "qualidade é impáres, como a de Ana Rosa, foram emblemáticas do aproveitamento das oportunidades, da coragem diante das adversidades e do amor aos seus e à humindade.
Ana Rosa era mulher. Sua luta contra as desigualdades de gênero a colocaria ao lado das grandes mulheres de nossa História. Ana Rosa era uma mulher negra. Sua guerra para instituir uma sociedade racialmente equitativa a colocaria ao lado das grandes militantes humanistas de nossa História. Ana Rosa tinha uma doença desleal, que, aos poucos, debilitou seu copro, mas não acometeu seu espírito. Este manteve-se forte, como, sempre, uma vez que ser psicóloga, poetisa, escritora, esposa e militante, tal qual Ana Rosa foi, exige muita bravura.
Nosso site www.destaquenegro.com.br faz parte do projeto de um mundo melhor sonhado por Ana Rosa. Ele é o encontro de tantos outros sonhos que acharam aqui uma oportunidade para se realizarem. Enquanto damos continuidade a sua obra, Ana Rosa está em paz. E, até estamos em paz, assim como ela, continuaremos na luta por um amanhã mais justo. Você foi muito amada, Ana Rosa. É uma pena não termos tido o mesmo dom que o seu e de Camões, o da palavra, para ter expressado esse sentimento, enquanto você estava entre nós. Esperamos que nossas atitudes tenham valido mais do que as "mil palavras" de carinho que teríamos dito, se pudéssemos.
Até um dia,

Sérgio Francisco Luiz
Destaque Negro

Um comentário:

  1. linda e fundamental a homenagem.

    conheci o Carlos.

    estou preocupada com meu sobrinho... e agora seguirei vocês para sempre estar informada.

    abraços.

    ResponderExcluir